Este artigo falará sobre duas restrições muito poderosas e delicadas: o Limite Ota e o Modificador de Disponibilidade, que permitem alterar a disponibilidade de um produto dia a dia, tarifa por tarifa.
Essas ferramentas avançadas não são obrigatórias, portanto, você também pode optar por não usá-las e evitar sua complexidade.
No entanto, nós as desenvolvemos ouvindo suas solicitações no fórum, e muitos de vocês começaram a usá-los assim que ficaram disponíveis.
O Limite Ota e o Modificador de Disponibilidade podem ser definidos massivamente no Sytar ou também na Tabla :
☞ Documentos: ZaK - Tabla
☞ Documentos: ZaK - Sytar
1. Modificador de Disponibilidade
Com o Modificador de Disponibilidade, você pode aumentar ou diminuir a disponibilidade real de suas categorias de quarto em uma tarifa selecionada . Isso permite que você receba overbooking intencional ou limite sua disponibilidade online em geral, tanto em OTAs quanto em seu site, por uma tarifa específica.
O valor que você definir neste campo será:
- aumentar (se positivo) o valor de disponibilidade
-
diminuir (se negativo) o valor de disponibilidade
! NOTA: O valor definido como Modificador de Disponibilidade não muda após o recebimento das reservas. Apenas o valor de disponibilidade real muda. Veremos isso no exemplo abaixo.
Exemplo
Para o tipo de quarto QUAD, a disponibilidade real é de 4 agora:
Na tarifa "Padrão", defino -1 como modificador de disponibilidade:
Então 4 - 1 = 3. Isso significa que, com o modificador aplicado, minha disponibilidade não será mais 4, mas 3.
NB: Este pequeno cálculo deve ser feito mentalmente, o número 4 não mudará automaticamente.
Agora recebo uma reserva, então minha disponibilidade real de 4 passa a ser 3:
Neste ponto, com o modificador aplicado, minha disponibilidade será 3 - 1 = 2 . E assim por diante.
Modificador de disponibilidade e canais
Observe que o Modificador de Disponibilidade funciona apenas com canais conectados no ZaK . Se você tiver alguns canais conectados também no WooDoo, o modificador não será aplicado.
Além disso, no ZaK alguns canais têm disponibilidade ao nível da tarifa (especificamente, Hrs e HotelBeds ) e alguns ao nível do quarto (todos os outros canais). Isso altera a aplicação do modificador de disponibilidade:
- nível de tarifa : neste caso, cada tarifa tem seu próprio valor, então o modificador deve ser definido para cada tarifa. Você também pode definir um modificador diferente em cada tarifa.
- nível de quarto: neste caso, se eu definir um modificador diferente para cada tarifa, o que dominar é o último que eu definir.
2. Limite OTA
O Limite OTA é usado para limitar as vendas em OTAs para otimizar as vendas diretas do seu próprio site.
Esta é uma restrição que você pode usar se você conectou um ou mais canais no Channel Manager e permite que você selecione uma disponibilidade máxima para cada produto a ser vendido na tarifa selecionada. Nos canais em que você usa essa tarifa, não podem ser vendidas mais unidades do que as especificadas.
! NOTA: O valor definido como Limite Ota não se altera após o recebimento das reservas. Apenas o valor de disponibilidade real muda. Veremos isso no exemplo abaixo.
Exemplo
Para a minha categoria de quarto QUAD, a disponibilidade real é de 3 agora:
Mas eu só quero vender 2 em OTAs. Quero manter o outro para venda direta. Então, na tarifa "Padrão", defino 2 como Limite Ota:
Isso significa que com o Limite Ota aplicado, minha disponibilidade para OTAs será 2 e não 3.
Agora recebo uma reserva de uma OTA, então minha disponibilidade real mudará de 3 para 2 . Também verei 1 na caixa de reservas (a que mostra o número de reservas provenientes de OTAs):
Limite e canais Ota
O Limite OTA pode ser definido para cada tarifa e você pode inserir um valor diferente para cada uma.
Além disso, ao contrário do modificador, o Limite OTA funciona com os canais ZaK e WooDoo, se você ativou a opção específica. Na seção OPÇÕES do canal WooDoo, você só precisa definir SIM em" Aplicar limite OTA ".
Como o ZaK pode enviar disponibilidades diferentes para suas tarifas?
Vamos explicar exatamente o que acontece com um exemplo.
Em nosso Ota X usamos as tarifas RATE1 e RATE2 .
Digamos que temos um quarto com disponibilidade 100 em uma determinada data.
Em RATE1 definimos Limite Ota 4. Em RATE2 definimos Limite Ota 6. Neste caso (assumindo que ainda não foram recebidas reservas da OTA), o ZaK enviará a disponibilidade 4 para ambas as tarifas RATE1 e RATE2, portanto, assume o valor mínimo.
Mas por que 4 se em RATE2 o Limite Ota definido era 6? Vamos observar o que acontece quando recebemos a primeira reserva.
Se chegar uma reserva, a disponibilidade Ota diminui. Então em RATE1 devemos ter 3 e em RATE2 5.
Como no caso anterior, ZaK assume o valor mínimo. Portanto, ele enviará a disponibilidade 3 para RATE1 e RATE2.
E assim sucessivamente à medida que recebemos mais reservas. Até que finalmente se esgote o Limite Ota de RATE1.
Agora temos 4 reservas OTA, então o RATE1 será fechado (porque tinha Limite Ota 4).
Mas, agora, ZaK enviará a disponibilidade 2 para o seu quarto, mantendo a outra tarifa ( RATE2 ) aberta, pronta para receber mais duas reservas.