ZaK F.A.Q. - Como solicitar o Check-in Online ao hóspede?

Caso pretenda que os seus hóspedes efetuem o Check-in Online antes de chegarem à sua propriedade, deverá enviar-lhes o formulário específico! Você pode enviar nosso modelo de reserva confirmada ou criar seu próprio modelo com um link para o check-in online.

Vamos ver como proceder!



CRIAÇÃO DE MODELO


Você pode criar e personalizar seu modelo na seção abaixo, com a ajuda da documentação relacionada. Aqui, clicando em ADICIONAR NOVO MODELO , você pode criar um novo modelo. Ou clicando no ícone de dois quadrados pretos, você pode criar uma cópia do nosso modelo padrão e editá-lo:


↳ Link: ZaK > Configurações > Modelos

☞ Docs: ZaK - Modelos




Dentro do modelo, você pode usar a palavra-chave "check-in" para adicionar um link no texto que redireciona automaticamente para o Check-in Online. Mas você verá que essa palavra-chave está disponível duas vezes. A primeira é com cadastro de usuário e a segunda é sem cadastro, conforme indicado entre parênteses:



Vamos ver a diferença entre eles.

CHECK-IN ONLINE SEM REGISTRO

A utilização da palavra-chave "check-in" sem registro significa que o hóspede receberá um email com um link para fazer o check-in. Ao clicar neste link, será imediatamente redirecionado para a página onde poderá introduzir os seus dados pessoais:



Portanto, esta é a maneira mais rápida e fácil, pois o hóspede só precisa clicar no link e preencher as informações necessárias.

No entanto, isso nem sempre é possível, razão pela qual também introduzimos um check-in online onde é necessária a autenticação dos hóspedes antes de prosseguirem. Discutiremos isso na seção abaixo.



CHECK-IN ONLINE COM REGISTRO DE USUÁRIO

Se você também deseja enviar o link de check-in online para reservas da Booking.com, você precisa usar esta palavra-chave. Por motivos de segurança, Booking.com "quebra" nosso link de check-in online, para não poder ser clicado. Para evitar isso, é necessário tornar o link mais seguro, exigindo que o hóspede  insira dados "únicos". Por esta razão, os parâmetros requeridos não podem ser pré-preenchidos pelo ZaK, mas devem ser inseridos pelo próprio hóspede.

Portanto, se você usar esta palavra-chave com o registro, quando o hóspede clicar no link ele deverá primeiro se autenticar preenchendo os seguintes campos, então ele poderá acessar o check-in online:




Lembramos que o ZaK não verifica a veracidade de todos esses campos, mas apenas tenta entender se o cliente é real. Por exemplo, o hóspede pode cometer um erro ao digitar o nome, mas se o código de reserva e o e-mail estiverem corretos, ele poderá prosseguir de qualquer maneira.

No entanto, todos esses dados estão incluídos no e-mail que você envia, para que o hóspede possa recuperá-los facilmente. Recomendamos, portanto, que inclua também o código de reserva (ex. AS-0034) no modelo que enviar ao hóspede, para que este também possa encontrar esta informação.



Quando o modelo com o link de check-in online estiver pronto, você poderá escolher se deseja enviá-lo manualmente ou ativar o envio automático.

ENVIE O MODELO MANUALMENTE AO HÓSPEDE


Se você quiser fazer isso manualmente, você precisa acessar os detalhes da reserva e ir para a seção MENSAGENS. Aqui, clique no ícone de carta para enviar uma mensagem ao hóspede:



Agora em" Modelo" escolha a mensagem a ser enviada (claro aquela com o link de check-in) e clique em ENVIAR:


ENVIO AUTOMÁTICO DO MODELO AO HÓSPEDE


Se preferir que o ZaK faça tudo, você pode habilitar o envio automático na seção abaixo, com a ajuda da documentação relacionada:

↳Link: ZaK > Configurações > Comunicação

☞ Docs: ZaK - Comunicação: e-mails automáticos e manuais





Desta forma, quando uma reserva for criada como confirmada, o ZaK enviará o modelo que você escolher, incluindo o link de check-in.

Se preferir, você também pode usar dois modelos diferentes:

- crie um modelo com o link COM registro e habilite-o apenas para OTAs (ícone laranja), para resolver o problema do Booking.com

- em seguida, crie um template com o link SEM registro e habilite-o para reservas não provenientes de OTAs (ícone azul e rosa), para não ser solicitada a autenticação.


Claro, você não precisa habilitar o envio automático para reservas confirmadas. Você também pode criar um modelo específico para solicitar o check-in online e permitir que ele seja enviado, por exemplo, 3 dias antes da chegada:





O modelo de reserva confirmada é o mais utilizado, mas você pode personalizar as mensagens como quiser e escolher como quer que elas sejam enviadas aos seus hóspedes!